Durante a década de 80, o rock nacional vivia um boom com bandas como Legião Urbana, Barão Vermelho, Paralamas e Titãs, e isso inspirou muitos jovens na Baixada.
Em Mesquita, o movimento começou de forma underground, reunindo músicos influenciados pelo punk, hard rock e o heavy metal.
Rádios como a Fluminense FM, Estácio e Cidade, tocacavam rock nacional e internacional, mas a Fluminense FM se destacava.
Apelidade de Maldita, ela tocava o que aparecia, fervilhavam fitas DEMO (DEMO era o acrônimo de Demosntração), de bandas de todos os cantos do país.
Nomes conhecidos e desconhecidos, aumentando assim o leque de influências da turma de Mesquita, que divergia das outras turmas de Nova Iguaçu.
Shows do Patronato e da Festa de Santo Antônio de bandas como Spiral Dark, Dementia e Alquimia, impulsionavam a vontade de criar uma cena em Mesquita.
Então, surge a primeira banda. Os irmãos Luz (André e Sandro), junto com Paulo Vaca e Emanoel do fotógrafo criam a Caos Verve.
O início como todas as bandas começaram com improvisos, Bateria feitas em fundo de quintal, pedal de distorção montadas a partir de diagramas da revista Eletrônica, instrumentos e voz plugadas aem um único amplificador.
Diferente das bandas de Nova Iguaçu, que estavam mais ligadas ao Heavy Metal, hard Core e Punk Rock, a Caos Verve se voltou ao lado underground do Rock que tocava na Maldita.
Bandas como Felinni, Patife Band, Muzak, Varsóvia, NESS, Inocentes, Replicantes, Sex Pistols, The Clash, Sugar Cubes, Mudhoney foram as influências.
As turmas foram se formando no entorno musical da Caos Verve, e enturmando com as bandas de Nova Iguaçu.
Nomes como Jorge Patto da banda Terra Brasilis, Renatinho e Jeff Barata da Block Head sempre apareciam nos shows das garagens da região.
Destes encontros várias bandas foram surgindo, Anderson (Bono), se reuniu com Paulo Vaca, Jorge Pato e PC para montar a Sociedade Alternativa, para tocar na Exposição Agropecuária de Bicas MG.
Ensaiaram músicas de bandas como Hojerizah, Violeta de Outono, Legião Urbana e The Cult para esta apresentação, mas a 1 semana do Show, o dia de Rock do evento foi cancelado, encerrando a banda.
Bono então se reuniu com Vitor, Charles e Nilson e montaram a banda Núcleo, que teve esta formação por pouco tempo.
Com a saída de Vitor, Marcelo Caveira e Jean se juntaram para compor a formação.
As bandas Caos Verve e Núcleo se apresenram juntas em várias ocasiões, mesmo tendo repertórios distintos.
A Caos Verve mudou o estilo para um Hard Rock, alguns integrantes e o nome, passando a se chamar Unabomber. Tendo agora como integrantes, os irmãos Luz,PC, Alan e Jeff Barata.
O som da unabomber se inspirava em bandas como Helmet, Mudhonei, com letras fortemente políticas, marcadas pela luta, pela violência urbana e pela vontade de mudar.
Estão ativos até os dia de hoje, se apresentando esporadicamente no circuito RJ/SP. Acompanhe-os pelo site: https://www.unabomber.com.br/






